Desenhos a Lápis de Grafite - Para que serve o esfuminho
  Home
     Galeria
     Contato
   Visitas
 
  Desenhos a Lápis de Grafite
Home arrow Dicas & Truques arrow Para que serve o esfuminho
 


Menu Principal
Home
Sobre mim
Contato
Minha Galeria
Galeria dos Amigos
Dicas & Truques
Livro de Visitas
Galeria

Login
On-line
Estatisticas de Membros
407 registrados
0 hoje
0 essa semana
0 esse mês
Último: mari (Mariana Mari) offline


 

Para que serve o esfuminho


Resolvi escrever sobre o esfuminho por ser este um instrumento muito simples, mas imprescindível para o acabamento do desenho e que é cercado de mitos.

Há quem use os dedos como esfuminho, outros que dizem que quanto mais suja a ponta do esfuminho, melhor, outros ainda, que usam algodão, flanela, papel de jornal, etc. Ah! Também tem aqueles que nunca ouviram falar de esfuminho né? E quando ouvem o nome pela primeira vez, não sabem se é de comer ou passar na cara. ;-)

Vale lembra que o que vou dizer aqui não pode ser tomado como uma verdade incontestável, relatarei apenas a forma como aprendi a usar e uso esse instrumento, visando a obter os efeitos que são vistos nos meus desenhos.

O que é?

Bem, um esfuminho nada mais é do que um rolo de papel fortemente comprimido na forma de um lápis com pontas dos dois lados (fig. 01) sendo numerados de 1 a 9, se não sou traído pela memória, e custam algo em torno de R$ 4,00. Quanto maior o número mais grosso é o esfuminho.

Esfuminhos
Figura 01: Alguns esfuminhos.


Eu gosto de usar o número 3 pois não é muito grosso nem muito fino, possibilitando trabalhar pequenos detalhes e áreas maiores.

Para que serve?

Tecnicamente falando, a única finalidade do esfuminho no desenho realístico é pura e simplesmente fazer com que o grafite desprendido pelo lápis sobre o papel preencha as camadas mais baixas do mesmo (como se fossem os poros do papel), dando mais uniformidade aos tons, bem como suavizando as passagens de um tom para outro subjacente e, consequentemente, dando o acabamento no trabalho.

Para que não serve?

O esfuminho não serve para desenhar, nem para corrigir pequenos defeitos ou falhas nos tons, muito menos nas proporções.


Como usar?

O esfuminho deve ser usado com a ponta SEMPRE limpa, não se deve esfregá-lo sobre o desenho, mas somente pressionar levemente a ponta sobre o desenho em estocadas curtas, levemente inclinado (cerca de 30°), sobre a área a ser esfumada, girando-o para que a parte em contato com o desenho seja sempre a parte limpa. Segure-o como se segura um lápis e use pouca pressão a princípio, até descobrir a força ideal (fig. 02). Após cada etapa, afaste-se um pouco do desenho para apreciar o efeito proporcionado pelo uso desse instrumento.

Usando o esfuminho
Figura 02: Usando o esfuminho


Procure usar o esfuminho sempre no mesmo sentido da textura que está sendo esfumada, como por exemplo nos cabelos, passe-o sempre no mesmo sentido dos fios, com cuidado para não levar o grafite de uma área muito escura para áreas mais claras pois é essa diversidade de tons que dá volume e realismo à textura dos cabelos. Em todos os lugares, siga sempre a direção da textura, como se estivesse contornando a maçã do rosto, as ranhuras dos lábios, a parte esférica da íris ou o contorno arredondado do nariz.

Eu uso cerca de 20 esfuminhos n.º 3 para finalizar meus trabalhos, assim não tenho que interromper o trabalho de esfumar para limpá-los com muita freqüência.

Para limpá-los basta friccionar a ponta suja de grafite sobre uma lixa não muito grossa (eu uso uma lixa para pés da minha esposa. Espero que ela não leia isso. Fig. 03), com cuidado para manter sempre o formato cônico da ponta, de preferência o mais parecido possível com o que vem de fábrica. Não use apontador pois deixa a superfície irregular.

Limpando o esfuminho
Figura 03: Limpando o esfuminho


Importante:



Lembre-se, o esfuminho é um instrumento apenas para acabamentol. Todo o desenho, incluindo todos os detalhes e todas as nuanças de tons deve ser feito com os lápis.

Faça todo o seu desenho como se não existisse esfuminho, capriche nos mínimos detalhes, mostre todos os tons presentes no original e no final, e somente no final, use o esfuminho para dar aquele toque especial (profissional) no seu trabalho.

Vale lembrar que esta é uma operação delicada, posto que todo o seu desenho já estará terminado quando você for usar o esfuminho, portanto, use-o com muito cuidado para não fazer sumir pequenos detalhes que você desenhou com muito esforço.

Após aplicar o esfuminho, é possível que alguns tons fiquem mais baixos (mais claros) que o original, pois o esfuminho acaba roubando um pouco de grafite, daí é só vir com o lápis e adicionar um pouco mais de tom (grafite), não havendo mais a necessidade de esfumar essa área.

 


Citar este artigo no seu site Favorito Salvar no del.icio.us

Users' Comments (54)
Posted by http://jivaldoalves.com.br/, on 27-09-2016 19:27, , Visitante
Bem legal o seu Artigo,,,diversas pessoas sempre utilizam os dedos usando de forma errada e pondo em risco o seu trabalho...Valeu ai!!!!
 
» Responder este comentário...

Posted by EDILBERTO MALTA JUNIOR, on 07-02-2014 10:33, , Visitante
Obrigado pela explicação!!
 
» Responder este comentário...

Posted by Bismarck Oliveira, on 25-08-2013 19:48, , Visitante
Parabéns pela explicação, divertida e satisfatória!!
 
» Responder este comentário...

Posted by Dado, on 17-07-2013 21:52, , Visitante
Dedos Nunca Mais :grin
 
» Responder este comentário...

Posted by julye, on 09-03-2013 18:47, , Visitante
adorei o esfuminho sinceramente eu não o conhecia mais vou usa-lo a partir de agora. 
obrigado pelo esclarecimento
 
» Responder este comentário...

Posted by Pablo Cabral, on 27-06-2012 21:11, , Visitante
Embora eu já tenha tido uma certa experiência com o esfuminho, é sempre bom rever informações importantes sobre como usá-lo. Ao ler sobre o assunto em seu site, dessa vez com mais atenção, percebi que existe aspectos em que devo melhorar. Parabéns pelo seu trabalho e obrigado pelas informações, que estão muito bem elaboradas!
 
» Responder este comentário...

Posted by felipe, on 07-06-2012 12:43, , Visitante
eu to com duvida...eu uso os dedos para fazer os sombreamentos....posso usar o esfuminho no lugar do dedo?
 
» Responder este comentário...

Posted by mariane, on 17-03-2012 06:22, , Visitante
gostei muito do esfuminho minha professera de artes tinha falado isso para mim nós fazemos um desenho ussando o esfuminho da professora ficou muito legal.
 
» Responder este comentário...

Mais comentários...

Adicionar comentário



mXcomment 1.0.5 © 2007-2017 - visualclinic.fr
License Creative Commons - Some rights reserved
Por Helio Brilhante   
 
< Anterior   Próximo >


© 2017 Desenhos a Lápis de Grafite
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.