Desenhos a Lápis de Grafite
  Home
     Galeria
     Contato
   Visitas
 
  Desenhos a Lápis de Grafite
Home arrow Dicas & Truques arrow A importância do aprendizado do desenho
 


Menu Principal
Home
Sobre mim
Contato
Minha Galeria
Galeria dos Amigos
Dicas & Truques
Livro de Visitas
Galeria

Login
On-line
Estatisticas de Membros
407 registrados
0 hoje
0 essa semana
0 esse mês
Último: mari (Mariana Mari) offline


 

A importância do aprendizado do desenho

O gosto pelo desenho me acompanha desde a infância, quando eu e meu irmão do meio brincávamos de copiar os desenhos das revistas em quadrinhos de Walt Disney. Após esse período o apreço por esta arte ficou adormecido em mim até os trinta e três anos, quando subitamente me ocorreu uma grande vontade de retomar o aprendizado do desenho a lápis. Iniciei os estudos de forma autodidata, através de livros e sítios na Internet.

Dos livros que estudei, dois foram de fundamental importância: Aprendendo a desenhar com o lado direito do cérebro, da Dra. Betty Edwars e Luz e sombra no desenho artístico, de José Maria Parramon. Ambos se complementam de maneira espetacular, fornecendo todo o embasamento necessário ao desenho realístico de observação. Complementei meus estudos com um mestre do desenho realístico, o professor e amigo Nelson Alves (http://nelves.com).

Dominados os princípios básicos do desenho realístico, aventurei-me a desenhar o primeiro retrato em 2004, o resultado me surpreendeu imensamente e a partir desse dia apaixonei-me definitivamente por retratar pessoas. Conseguir capturar a alma de uma pessoa, a semelhança perfeita e a ilusão da tridimensão, refletindo isso em um desenho feito exclusivamente com lápis e borracha, é uma experiência quase mística, tanto para quem retrata, quanto para quem é retratado.

Os benefícios que esse aprendizado trouxe à minha vida foram muitos. Aprendi que desenhar é uma função quase que exclusiva do hemisfério direito do nosso cérebro. Assim, quando se está absorto em um desenho, ocorre um silenciamento do hemisfério esquerdo e isso é fonte de imensa tranquilidade e bem-estar. Entra-se num estado de êxtase consciente, onde as palavras não são necessárias para a compreensão e execução da tarefa de desenhar, tudo é interpretado e convertido em imagens, formas e texturas dos infinitos tons de cinza que resultam no desenho pronto. Aprendi que desenhar é uma capacidade que pode ser aprendida e ensinada e depende muito menos de dom do que se imagina, estando mesmo ao alcance de qualquer pessoa.

Do meu ponto de vista, o aprendizado do desenho traz inúmeros benefícios às crianças em idade escolar, não só para as aulas de arte, como para todas as demais disciplinas, posto que exercitam fortemente a capacidade de observação, concentração e disciplina, além de aguçar a percepção de espaço, localização e perspectiva. Além desses benefícios, o desenho é a porta de entrada para as demais artes visuais, sendo a base principalmente para a pintura e a escultura.


Citar este artigo no seu site Favorito Salvar no del.icio.us

Users' Comments (13)
Posted by junior de fortaleza, on 29-12-2011 21:08, , Visitante
eu comecei brincando com os amigos. e ai eu fui gostando e fui desenhando cada veis mais o meu primeiro desenho gue fiz foi dos meus pais . 
e nao gostei muito. hoje eu tenho 16 anos to desenhando to guanze gostando g 
ual e a dinca gue voce mi da para mi
 
» Responder este comentário...

Posted by cristiani, on 03-02-2011 18:47, , Visitante
Oi!gosto muito de desenhar,grafitar meus desenhos.Meu gosto pelos desenhos surgiu do nada,eu estava olhando fotos,ai resolvi copiar uma,não saiu perfeita,mas na medida do possível saiu.Foi o primeiro desenho que desenhei com seriedade,no final,defini as sombras,tudo com grafite.Hoje,eu passo meu tempo lendo ou desenhando,até mesmo hoje eu fiz um desenho.Meus desenhos na minha opinião não são bons,mas com o tempo eu ainda melhoro.Eu não consigo desenhar uma pessoa sorrindo,acho que essa é minha meta kkkk ,gostaria q me desse alguma dica sobre o assunto de grafite . 
um abraço.
 
» Responder este comentário...
» Ver as 2 respostas

Posted by Juliana, on 30-08-2010 10:08, , Visitante
Eu vi uma foto onde o artista fazia medidas (quadradinhos) numa figura tamanho A4 para desenhar numa folha tbm A4... Eu tenho muita dificuldade em acerta o tamanho do desenho ...você recomendaria me isso ou um outro jeito ? 
PS: eu não tinha a mínima ideia sobre arte.. os materiais e tals, entrei num curso aqui na minha city, mas eu estou pensando em mudar, porque ( não sei se estou certa) meu professor só manda eu olhar para a figura e desenhar e mesmo quando esta torto ele fala que esta bom, que esta perfeito mas na verdade esta muito feio, porém no outro lugar você tem que medir. Vlw :D
 
» Responder este comentário...
» Ver as 6 respostas

Posted by bruno, on 30-04-2010 10:36, , Visitante
"A busca por infinitos tons de cinza, que podem ser encontrados e trazidos para o papel num centímetro quadrado do desenho, com todos os seus pequeninos detalhes, e por isso levando dias para finalizar um único trabalho, me fascina." palavras de Nelves. estas palavras simplificam bastante a simples vontade de ficar ali parado e desenhar por horas, é o simples fato de quando acabar o desenho, ter aquele "sentimento" de olhar e ver q está perfeito todos os traços sombras. Desenhar é o que gosto, O desenho está em tudo. Bruno paes.
 
» Responder este comentário...

Posted by Ana Carolina, on 17-02-2010 14:10, , Visitante
Achei ótimo seu site, eu adoro desenhar, primeiro tive insentivo do meu tio ,que desenha bem pra caramba, desenha como vc , bate os olhos nas fotos e tá aí o desenho , começei desde pequena a desenhar vendo o meu tio eu ia imitando ele,hoje eu tô com 13 anos e estou desenhando rostos de pessoas, coisas do tipo. 
Eu não sou fã de animes mas estou começando a desenhar olhando fotos, revistas, estou tendo bons resultados e grandes elogios .Adorei as dicas e espero desenhar como você, parabéns pelo trabalho!!!
 
» Responder este comentário...

Posted by LUCIANO P. DE OLIVEIRA, on 13-02-2010 18:13, , Visitante
MEU AMOGO PRIMEIRAMENTE PARABÉNS, SEU TRABALHO É LINDO. LUZ E SOMBRA É MINHA PAIXÃO......ADORO DESENHO REALISTICO . 
E ME ANIMA MUITO SABER QUE ESSA MENINADA NOVA SE ENTERECE PELA ESSA ARTE ,PARABENS NOVAMENTE.... 
 
 
LUCIANO DE OLIVEIRA.. 
LONDRINA -PR.. 
:grin
 
» Responder este comentário...

Posted by visitante, on 29-01-2010 06:26, , Visitante
Oi, eu tenho treze anos, e desenho muito bem, sou animador em flash, eu desenho cartoon. Eu queria saber se você tem auguma dica ou ideia de cartoon para adicionar no meu conhecimento como cartoonista.Muito obrigado.
 
» Responder este comentário...

Posted by Liz Marina, on 28-01-2010 20:46, , Visitante
Eu desenho desde que me conheço por gente, por volta dos 4 ou 5 anos. Inicialmente eram só deseinhos, sabe, homens e mulheres-palito com MUITOS detalhes. A partir dos 8 é que eu criei paixão pelas formas humanas. Hoje detenho cerca de cinco pastas de 96 folhas cada só com desenhos, reais, retratos, ou (o mais comum) mangás, alguns coloridos, outros em preto e branco. Honestamente, eu acho que desenho muito bem sem nunca ter lido ou feito nenhum curso. às vezes vendo meus desenhos para os colegas e até cheguei a fazer folhetos p/ minha escola =D Tenho 13, vou fazer 14 em junho.
 
» Responder este comentário...

Mais comentários...

Adicionar comentário



mXcomment 1.0.5 © 2007-2017 - visualclinic.fr
License Creative Commons - Some rights reserved
Por Helio Brilhante   
 
Próximo >


© 2017 Desenhos a Lápis de Grafite
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.